100 aforismos e melhores poemas de Sri Chinmoy

Um mundo melhor

A própria essência da gentileza

É expandir-se.

Se você for gentil com os outros,

Hoje eles serão gentis com você,

E amanhã com mais alguém.

*

Quem disse que a bondade

Não é uma força de fato?

*

Se você quer que o mundo

Fique melhor do que agora está,

Use o seu coração de compaixão

E a sua vida de consideração.

*

Quando não suplicarmos

Para aperfeiçoar os outros,

Mas apenas para tentar aperfeiçoar

Nossas próprias vidas,

Então teremos alegria.

*

Tente mudar o mundo

Com o poder-sorriso do seu coração.

Você triunfará.

*                       

Ontem eu era esperto.

É por isso que desejava

Mudar o mundo.

Hoje eu sou sábio.

É por isso que estou

Mudando a mim mesmo.

*

Se você fizer

O que é certo,

Com o tempo

Os outros se sentirão inspirados

A fazer o que é certo.

*

Não acuse o mundo.

Faça com que ele melhore.

Como?

Melhorando a si mesmo

A todo momento.

*

Desafio

O que é um desafio,

Se não um amigo de verdade

E disfarçado

Para nos fortalecer?

*

O que mais é o fracasso,

Se não uma chance

De desafiar

Minhas próprias incapacidades

Com alegria

E determinação?

*  

Alegria

Minha mente alegre

Pode elevar

E até mesmo transformar

As vidas de outras pessoas.

*

Permaneça alegre,

Pois nada destrutivo pode romper

A muralha inabalável da alegria.

*

Circunstâncias

As circunstâncias

Não podem mudar a vida

De um homem.

Mas a atitude dele pode

E irá mudá-la.

*

Nunca se preocupe com aquilo

Que você não pode mudar.

Mude sua própria maneira

De ver a verdade.

*

Competição

Eu não entro em competição

Com o resto do mundo.

Entro em competição só comigo mesmo,

Porque o meu progresso

É a minha vitória verdadeira.

*

Crítica

Não critique o mundo.

Não seja tolo.

Apenas ame o mundo um pouco mais.

Seja sábio.

*

Criticar outra pessoa

De propósito

Pode manchar permanentemente

Aquele que critica.

*

Sonhos

Os sonhos mantêm

O mundo vivo.

*

A plenitude da vida

Está em sonhar

E manifestar

Os sonhos impossíveis.

*

Sonhe, sonhe, sonhe!

Você jamais

Terá tempo

De se desesperar.

*

Ninguém poderá impedi-lo

De realizar

Seus sonhos dourados.

*

Existe apenas um sonho

Que sempre será perfeito

Na sua vida,

Que é o sonho

Da autotranscendência.

*

Nunca permita que ninguém

Corte as asas prateadas

Dos seus sonhos dourados.

*

Como a sua vida pode se contentar

Com pequenas realidades

Se o seu coração

Tem sonhos grandiosos?

*

Ânimo

O ânimo

Propicia sorrisos

De imediato.

*

Entusiasmo

O entusiasmo

Desconhece

O cansaço.

*

A perfeita felicidade

É

O entusiasmo

Sem a expectativa.

*

Um entusiasmo corajoso

E uma alegria duradoura

Podem conquistar

Tudo na Terra,

Sem falta.

*

Fracasso – Sucesso

O que são os fracassos?

São os pilares do sucesso.

*

Não importa que você fracasse

Várias vezes,

Tente de novo

Com um sorriso mais radiante.

*

Quando tudo der errado,

Tente sorrir.

Surpreendentemente,

Você vencerá.

*

Não acreditar

É um convite

Ao fracasso.

*

A impossibilidade

Sempre se curva

À montanha-paciência

Da humanidade.

*

Permita que o fracasso ensine

Uma suprema lição:

Cada poente é o começo

De um nascer do sol

Muito, muito iluminado

E poderoso.

*

O que mais é o fracasso

Se não uma oportunidade

De enfrentar

Minhas próprias incapacidades

Com alegria

E determinação?

*

Eu não desisto,

Eu nunca desisto

Porque no mundo inteiro

Não existe nada que seja

Inalterável para todo o sempre.

*

A beleza e a fragrância da fé

Podem nos levar

A qualquer destino

Que pretendermos.

*

Não tenha medo de provar

O gosto amargo do fracasso.

Coragem!

A doçura do sucesso

Em breve

Será favorável a você.

*

Se você quiser ser

Um futuro sucesso,

Então não permita

Que a sua mente insista

Na presente derrota.

*

Não desista, não desista!

Continue, continue!

A Meta está diante de você.

Se você não desistir,

Com certeza alcançará

Sua Meta destinada.

*

Destino

 

Não o que acontece,

Mas como aceitamos o que acontece

É de fato fundamental.

*

Não permita que as circunstâncias

O assustem.

Não permita que as situações

O torturem.

Olhe além das aparências.

Sua felicidade será

Inegável.

*

Perdão

 

Aprenda a arte de perdoar.

Perdoe primeiro a si mesmo.

Assim será fácil

Perdoar os outros.

*

Amizade

Meu amigo verdadeiro

É aquele que gosta de mim

Pelo que sou interiormente

E não pelo que tenho exteriormente.

*

 

Generosidade

Fale e faça

Sempre a partir do coração

Da sua generosidade.

*

Gratidão

Um coração-gratidão

É uma chave mestra.

Ele pode abrir qualquer coração.

*

Hábitos

Acabe com seus maus hábitos

Desistindo deles.

Fortaleça seus bons hábitos

Valorizando-os.

*

Felicidade

Você quer ser feliz para sempre?

Aprenda a bela arte

De incentivar a si mesmo.

*

A felicidade

Da alegre doação de si mesmo

É incomparável.

*

Você quer ser feliz?

Então, não superestime

O poder da sua mente

E não subestime

A luz do seu coração.

*

Eu estou feliz

Porque a minha mente

Se esqueceu de como calcular.

*

Não julgue nada.

Você será feliz.

Perdoe a tudo.

Você será mais feliz.

Ame a tudo.

Você será felicíssimo.

*

Aonde quer que vá,

Leve a felicidade com você.

*

Estou feliz

Porque a minha vida

Sempre sabe como tolerar.

*

Seja feliz.

Permaneça feliz.

A perfeição

Da sua natureza

É apenas uma questão de tempo.

*

O homem pode ser feliz e estar a salvo

Apenas

Quando o coração sentir mais rápido

Do que a mente raciocinar.

*

 

Todos os dias, existe apenas

Uma coisa a aprender:

Como ser honestamente feliz.

*

Saúde

A mente alegre

Sempre foi

Um guia perfeito

Para um corpo saudável.

*

Coração

Estou feliz

Porque o meu coração

Se esqueceu de como hesitar.

*

Não peça por um fardo mais leve,

Mas por um coração mais forte.

Sri Chinmoy

Para iluminar a sua vida,

Você deve

Expandir o seu coração.

*

Viver na beleza

E na fragrância do coração

É rejuvenescer

A cada segundo.

*

Se a sua vida não dá alegria

Às outras pessoas,

Como você pode esperar

Que o seu coração dê alguma alegria

A você?

*

Humildade

A verdadeira humildade

Significa

Dar alegria aos outros.

*

Paz Interior

É só por meio

Da paz interior

Que podemos obter

A verdadeira liberdade exterior.

*

Intenção

Uma boa intenção

Pode mudar

Várias condições.

*

Amor

Aquele que ama

Nunca envelhece.

*

Servir

E nunca se cansar

É amar.

*

A vida sem amor

É uma flor

Sem fragrância.

*

A verdade está em tudo,

Mas o amor é tudo.

*

Como superar a crítica destrutiva?

Apenas ame um pouco mais.

Nada mais.

*

Amar mais

É descobrir a verdade

Mais cedo.

*

Obstruções

As obstruções predominam

Dentro e fora.

Ainda assim, como um pássaro,

Sem falta eu me levantarei

E voarei contra o vento.

*

Oportunidade

Não desperdice

A preciosa oportunidade de hoje.

Ela nunca mais voltará.

*

Positivo

Simplesmente seja positivo

Em tudo o que disser e fizer.

*

Progresso

Ame o seu objetivo!

Automaticamente,

Você terá progresso.

*

Se o seu progresso estiver obstruído

Em alguma área,

Vá por outro caminho.

Só não desista

Da idéia de progresso.

*

Autoconfiança

Confie em si mesmo,

Mesmo que o mundo inteiro

Duvide de você.

*

Nunca dependa

De aplausos.

*

Sorriso

Sorria um pouco.

Isso apenas irá enriquecê-lo,

E não feri-lo.

*

Só um sorriso

Já aumenta imensamente

A beleza do universo.

*

Sorria!

Isso irá libertá-lo da prisão

Dos pensamentos desperdiçados.

*

Evolução

Transcenda a si mesmo

Para ver

O que você pode ser

De fato.

*

Eu aceito meus próprios defeitos

Para purificar a minha mente.

Eu aceito os defeitos dos outros

Para aperfeiçoar o meu coração.

*

Não o desdém,

Mas a evolução de nós mesmos

Deve ser sempre a nossa escolha.

*

Nada é difícil.

Isso é o que você deveria pensar

Antes de fazer qualquer coisa.

Nada é fácil.

Isso é o que você deveria sentir

Antes de falar qualquer coisa.

*

Transforme-se aos poucos

E com alegria.

A situação mudará de imediato

E além do imaginável.

*

Quando sou fraco,

Penso nas capacidades

Dos outros.

Quando sou forte,

Penso nas minhas capacidades

Que ainda não percebi.

*

Que eu não tente aperfeiçoar o mundo.

Assim terei paz de espírito

Imediatamente.

*

Pensamentos

Cada pensamento bom, puro

E útil

É um poder efetivo

Para usarmos diariamente.

*

Pensar é transformar-se.

Portanto, tenha extrema cautela

Com seus pensamentos.

*

A mente humana comum

É um recipiente.

Você pode preenchê-la

Com bons ou maus pensamentos.

Depende de você.

*

Espere pelo amanhã

Para pensar os pensamentos

De amanhã.

*

Cada pensamento positivo

Tem todo o direito

De ser multiplicado e ampliado.

*

Fraqueza

Ao falar mal dos outros,

Você já expôs

Sua própria fraqueza interior

Ao mundo.

*

– todos os poemas de Sri Chinmoy –

.

tradução
http://www.srichinmoylibrary.com/poetry/
Published in: on 11/09/2012 at 21:42  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://poesiadivina.wordpress.com/2012/09/11/100-aforismos-e-melhores-poemas-de-sri-chinmoy/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

