Ralph Waldo Emerson

Poemas neste site.

Emerson, Ralph Waldo (1803-1882), escritor e poeta americano, foi um líder do movimento filosófico do transcendentalismo. Influenciado por escolas de pensamento como o Romantismo Inglês, Neoplatonismo e filosofia Hindu, Emerson é notado por sua habilidade em apresentar suas idéias de forma eloquente e em linguagem poética.

Sri Chinmoy escreveu* sobre Emerson:

“Emerson foi um pensador na mais sublime acepção do termo. Sua filosofia toca o cerne de todos os problemas terrenos. “Os fins”, dizia ele, “preexistem nos meios.” Portanto, o que importa é acalentar nossas mais elevadas aspirações, em toda sinceridade e determinação, repousando garantidos na fé de que elas realização a si mesmas.

Ele veio de pais pobres, mas tinha uma vontade inabalável e completa auto-dependencia. Estranhamente, ele aprendeu com seu interior a ser alegre diante da pobreza. Seu pai, Wiliam Emersom, membro do clero, faleceu quando Waldo era um rapazinho de oito anos de idade. Logo em seguida, a família foi lançada em extrema pobreza. Chegou ao ponto de Emerson e seu irmão mais velho terem de compartilhar de um mesmo agasalho durante o inverso. Certamente, um deles tinha de ficar em casa enquanto o outro estava fora – e quem, se não o irmão mais novo, seria o azarado? Waldo perdeu as atrações, afeições e diversões do mundo exterior. Mas, ao mesmo tempo, seu isolamento lhe trouxe a oportunidade de mergulhar no mar do conhecimento. Ele estudou vorazmente. Os Diálogos de Platão e Pensamentos de Pascal inspiraram todos os seus momentos. Mais tarde, atendendo a um ímpeto interior, ele abraçou Spinoza e Montaigne juntamente com seus mestres anteriores.

Ele possuía muitos antagonistas. Hipocrisia e superstição eram os piores. Emerson lutou e lutou contra eles, mas o sucesso permaneceu longe. Emerson também tinha muitos amigos. Verdade e sinceridade encabeçavam a lista.

América, a mais bela terra da liberdade, oportunidade e progresso, inspirou em Emerson o pensamento de que seus conterrâneos deveriam utilizar todos os seus dons divinos para buscar as metas mais divinas da vida. Certamente, a América irá ganhar sua verdadeira estatura quando viver as aspirações elevadas de seu filho-filósofo.

O amor de Emerson pelo aluno americano vinha de sua aspiração altíssima:

“Nosso aluno deve ter estilo e determinação, e ser um mestre em sua própria especialidade. Contudo, alcançando isso, deve colocar atrás de si. Ele deve ter uma catolicidade, um poder de enxergar cada objeto com uma visão livre e desengajada.

(…)

“Quando ele [o poeta] canta, o mundo escuta com a certeza de que, agora, um segredo de Deus está prestes a ser proferido.” “

(…)

*Sri Chinmoy, Philosopher-Thinkers: The Power-Towers Of The Mind And Poet-Seers: The Fragrance-Hours Of The Heart In The West,
Publicado on 29/04/2011 at 17:06  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://poesiadivina.wordpress.com/poetas/ralph-waldo-emerson/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. […] publicada página sobre o poeta Ralph Waldo Emerson […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: