Sri Chinmoy

Poemas neste site.

Sri Chinmoy Kumar Ghose (1931 – 2007) nasceu em Shakpura, Chittagong, Índia, hoje Bangladesh, numa família espiritual. Seus irmãos eram poetas, professores, cantores religiosos, que fizeram profecias a respeito da enorme capacidade de seu irmão mais novo.

Fazendo jus à visão de sua família, desde a infância Sri Chinmoy (ou Madal, como era o seu apelido juvenil) demonstrou interesse em artes, música, esportes e literatura. Com quatorze anos de idade, ele havia transformado em poesia em bengali – nada menos do que 200 linhas – a história de Sri Aurobindo “Kshmar Adarsha”. Após aprender métrica inglesa, seus primeiros poemas espirituais foram publicados em jornais como Mother India e Partha Sarathi. Suas obras foram reconhecidas como sendo de caráter interior excepcional, indicando que Sri Chinmoy possuía a capacidade de mergulhar na Fonte da Criação e trazer ao mundo a inspiração dessa Terra.

Sri Chinmoy, no início de sua carreira, escrevia com métrica e rima. Com o passar do tempo, ele deixou de se prender aos aspectos externos e passou a escrever livremente seus poemas, que muitas vezes tornavam-se músicas também, de forma a melhor expressar a qualidade interna de cada criação. A maior parte dos poemas neste site são da fase mais recente, onde o formato de aforismo supera em quantidade o formato poema.

“Sri Chinmoy é um mestre do aforismo. Não há ninguém escrevendo da mesma altitude espiritual, com a mesma certeza e mesma autoridade. À primeira vista simplíssimos, esses poemas, orações e meditações ressoam na mente e expandem-se no coração. Escritos com claridade e lucidez, eles são de natureza inspiradora, instrutora e, acima de tudo, acessível. …” – Allan Spence, escritor escocês premiado e professor da Universidade de Aberdeen, na introdução do livro Heart-Garden

Sua produção artística e literária total foi de quase 1.600 livros, incluindo 117.000 poemas, 63 peças de teatro, 4.000 histórias, 21.000 canções, 150.000 quadros e 16 milhões de desenhos de pássaros.

Sendo um visionário da paz, Sri Chinmoy iniciou a World Harmony Run, diversas maratonas e ultra-maratonas, ofereceu quase 800 concertos pela harmonia e conduziu meditações na sede das Nações Unidas por mais de 30 anos.

Seus alunos oferecem serviço gratuito à comunidade, na forma da Corrida da Harmonia Mundial, cursos de meditação em Curitiba, Niteróie São Paulo,e concertos de música espiritual.

.

Sri Chinmoy é o foco poético principal por detrás da inspiração para este site. Esperamos compartilhar a sua sabedoria reluzente com nossos leitores.

Para saber mais sobre Sri Chinmoy, acesse SriChinmoyCentre.org

.

Um exemplo de sua poesia em inglês original, de um de seus primeiros livros:

.

My Secret and Sacred Bird

.

My secret and sacred bird now flies

To meet the Spirit’s vacancy.

All chaos of life today dissolved;

In me a surge of ecstasy.

Gold flames within my longing heart

Invoke the cosmos’ Parent-Sun.

A tapestry of Truth unseen

Bursts forth within; the Play is begun.

.

Excerpt from My First Friendship With The Muse by Sri Chinmoy.
Publicado on 19/04/2011 at 11:06  Comments (2)  

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. tem também o site http://br.srichinmoycentre.org , acabei de achar na net

  2. A PRATICA DA ORAÇÃO E MEDITAÇÃO DIARIA É A LIGAÇÃO COM DEUS LEVANDO A PAZ E O AMOR AO PROXIMO..PROCURAR FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM..ESPELHAR FILANTROPIA. GENTILEZA GERA GENTILEZA..TRANSFORMAR O MUNDO NO PARAISO SOMENTE O AMOR A ORAÇÃO E MEDITAÇÃO TRANSFORMA O MUNDO NO PARAISO DE DEUS.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: